Mapa do Retorno Histórico dos Investimentos por Classe de Ativo

Este material busca ilustrar como a diversificação e a busca pelo “melhor investimento” pode não ser a melhor estratégia quando falamos de investimentos. Este material deve ser utilizado principalmente para educação financeira dentro de um planejamento financeiro.

Através dessa tabela é possível analisar o retorno anual de cada classe de investimento e se o mesmo ganhou da inflação do período, ou seja, os juros reais desse investimento.

2024

Atualizado em 31/05/2024

5 anos

Atualizado em 31/12/2023

10 anos

Atualizado em 31/12/2023

12 anos

Atualizado em 31/12/2023

Índices

Descrição dos Índices:

CDI:
CDI (Certificado de Depósito Interbancário): Título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos, utilizado como referência para investimentos de renda fixa pós-fixados.

Renda Fixa Prefixada:
IRF-M: Composto por títulos públicos prefixados, como as LTNs (Letras do Tesouro Nacional ou Tesouro Prefixado) e NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F ou Tesouro Prefixado com Juros Semestrais).

Renda Fixa Atrelada à Inflação:
IMA-B: Formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA, como as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais).

Imobiliário:
IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários): Indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

Multimercado:
IHFA (Índice de Hedge Funds ANBIMA): Referência para a indústria de hedge funds no Brasil, semelhante aos fundos multimercado de gestão ativa, com aplicações em diversos segmentos do mercado e várias estratégias de investimento.

Ações Brasil:
Ibovespa: Principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, reunindo as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. É composto por ações e units de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios da sua metodologia, correspondendo a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado de capitais.

Ações EUA:
Standard & Poor’s 500 (S&P 500): Índice do mercado de ações que reúne as 500 maiores empresas do mundo listadas nas principais Bolsas de Valores dos Estados Unidos (NYSE e Nasdaq), representando as empresas líderes de seus setores globalmente. É considerado a medida padrão do desempenho médio do mercado de ações norte-americano.

Dólar:
Dólar dos Estados Unidos: Moeda oficial dos Estados Unidos, amplamente utilizada em reservas internacionais e em livre circulação em diversos países. Sua emissão é controlada pela Reserva Federal dos Estados Unidos.

Ouro:
Índice de Ouro: Reflete o desempenho do preço do ouro no mercado, um dos ativos mais tradicionais e seguros para proteção contra a inflação e diversificação de portfólio. O preço do ouro é cotado em dólares por onça troy e é amplamente utilizado como reserva de valor e investimento de longo prazo.

Ações Mundo:
MSCI World USD: Índice que acompanha o desempenho das ações das principais empresas de países desenvolvidos ao redor do mundo, medido em dólares americanos. Representa uma visão abrangente do mercado de ações global, excluindo mercados emergentes.