Mapa do Retorno Histórico dos Investimentos por Classe de Ativo

Este material busca ilustrar a importância da diversificação na alocação dos seus recursos em ativos de investimento. Ele deve ser utilizado principalmente para educação financeira dentro de um planejamento financeiro. Esta tabela também serve para demonstrar que não existe hegemonia para se definir o melhor investimento, visto que os mercados são voláteis, ou seja, em determinado momento uma classe de investimentos pode estar indo bem, em outra hora, não.

Através dessa tabela é possível analisar o retorno anual de cada classe de investimento e se o mesmo ganhou da inflação do período, ou seja, os juros reais desse investimento.

2024

Atualizado em 31/07/2024

5 anos

Atualizado em 31/12/2023

10 anos

Atualizado em 31/12/2023

12 anos

Atualizado em 31/12/2023

Índices

Descrição dos Índices:

CDI:
CDI (Certificado de Depósito Interbancário): Título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos, utilizado como referência para investimentos de renda fixa pós-fixados.

Renda Fixa Prefixada:
IRF-M: Composto por títulos públicos prefixados, como as LTNs (Letras do Tesouro Nacional ou Tesouro Prefixado) e NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F ou Tesouro Prefixado com Juros Semestrais).

Renda Fixa Atrelada à Inflação:
IMA-B: Formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA, como as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais).

Imobiliário:
IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários): Indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

Multimercado:
IHFA (Índice de Hedge Funds ANBIMA): Referência para a indústria de hedge funds no Brasil, semelhante aos fundos multimercado de gestão ativa, com aplicações em diversos segmentos do mercado e várias estratégias de investimento.

Ações Brasil:
Ibovespa: Principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, reunindo as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. É composto por ações e units de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios da sua metodologia, correspondendo a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado de capitais.

Ações EUA:
Standard & Poor’s 500 (S&P 500): Índice do mercado de ações que reúne as 500 maiores empresas do mundo listadas nas principais Bolsas de Valores dos Estados Unidos (NYSE e Nasdaq), representando as empresas líderes de seus setores globalmente. É considerado a medida padrão do desempenho médio do mercado de ações norte-americano.

Dólar:
Dólar dos Estados Unidos: Moeda oficial dos Estados Unidos, amplamente utilizada em reservas internacionais e em livre circulação em diversos países. Sua emissão é controlada pela Reserva Federal dos Estados Unidos.

Ouro:
Índice de Ouro: Reflete o desempenho do preço do ouro no mercado, um dos ativos mais tradicionais e seguros para proteção contra a inflação e diversificação de portfólio. O preço do ouro é cotado em dólares por onça troy e é amplamente utilizado como reserva de valor e investimento de longo prazo.

Ações Mundo:
MSCI World USD: Índice que acompanha o desempenho das ações das principais empresas de países desenvolvidos ao redor do mundo, medido em dólares americanos. Representa uma visão abrangente do mercado de ações global, excluindo mercados emergentes.

Cripto:
Hash11: O HASH11 é um fundo de índice listado na B3 que replica o Nasdaq Crypto Index™ (NCI™), índice que busca refletir globalmente o movimento do mercado de criptoativos, oferecendo exposição diversificada, custódia segura, liquidez e simplicidade para portfólios de todos os tamanhos.