Não seja um colecionador de investimentos

Pensar em seus investimentos como um uma tapeçaria costurada por você, fio por fio, pode ser a chave para o sucesso financeiro a longo prazo. Cada elemento deve ter um motivo para estar ali, e não pode estar ali só porque você acha que ele tem a possibilidade de ser um dos melhores investimentos do mundo.

Algumas pessoas colecionam investimentos como eu colecionava figurinhas quando era criança, saltam de uma oportunidade para outra sem uma estratégia clara. Neste ano, eles investem nos fundos de ações que leram na revista XYZ. No ano que vem, irão investir nos fundos indicados pelo seu primo. Um ano depois, investirão em dois ou três COEs que o aplicativo da corretora indicou.

Quando menos esperam, esses colecionadores se veem donos de uma colcha de retalhos de investimentos sem nenhuma relação entre si, que não obedecem a nenhuma estratégia.

O perigo aumenta quando percebemos que, muitas vezes, esses investimentos estão concentrados em categorias semelhantes de ativos, como ações de grandes empresas ou títulos de longo prazo. Volta e meia aparece alguém que, por ter investido em cinco ou dez fundos de ações diferentes, acha que diversificou seus investimentos. Mas os vários fundos podem ter estratégias de investimento muito semelhantes, e nesse caso, quando o valor de um deles cair, a cota dos outros também cairá.

Enquanto isso, a manutenção dessa miscelânea de ativos é uma tarefa árdua e consome um tempo considerável para o acompanhamento individual de cada investimento. Além disso, a falta de conexão entre eles pode resultar em perdas significativas e comprometer o alcance dos objetivos financeiros.

Lembre-se: você não é um colecionador, mas sim um investidor!

 

Você precisa de investimentos que trabalhem em harmonia para aproximar você de seus objetivos financeiros enquanto ao mesmo tempo garantem que seus ativos não estejam expostos a riscos com os quais pode te trazer uma gastrite indesejada.

Neste cenário, é vital contar com uma consultoria especializada para guiar suas decisões. Aqui na K1 Capital Humano, nosso trabalho de consultoria vai além da simples recomendação de investimentos. Acompanhamos de perto o desempenho da sua carteira, ajustamos as estratégias conforme necessário e garantimos que seus investimentos estejam alinhados com seus objetivos e tolerância ao risco.

Os sites de notícias financeiras que você acompanha são mais ou menos como seu dentista ou seu primo. Elas podem desempenhar um papel construtivo em sua vida, mas não sabem quais são os melhores investimentos – muito menos quais são os melhores para você.