Quando nos referimos ao assunto investimento, os maiores gurus da internet adoram falar sobre diversificação, o que é uma coisa boa, importante, mas que se for feita de maneira errada, ela mais atrapalha do que ajuda a sua carteira de investimentos.
Quando você resolve montar uma carteira de investimentos, o seu foco deve ser em otimizar os seus resultados levando em consideração o risco dos ativos que compõem a sua carteira, a rentabilidade desses produtos, o tempo desses investimentos e a liquidez.
Você deve procurar um ponto de equilíbrio entre esses pontos.
Quando se pensa em diversificar, o objetivo é simples é mitigar riscos. Mas se a diversificação for feita de forma equivocada, ela vai mitigar os seus ganhos. Aqui então devemos falar sobre dois conceitos na análise de riscos: risco sistêmico e risco não sistêmico.
Risco sistêmico é aquele que afeta praticamente todos os ativos do mercado financeiro, ele é atrelado ao risco macroeconômico como inflação, crises, pandemia e etc.
Já o risco não sistêmico é o risco que é inerente a alguma classe de ativos ou setor, como um período de secas, alta de combustíveis, escassez de alguma matéria prima e etc.
Levando esses dois tipos de risco em consideração, podemos dizer que existe um limite até onde você pode reduzir o risco. É impossível reduzir o risco a zero, você sempre vai estar sujeito as variações do risco sistêmico.
Quando você foca em apenas diversificar por achar que diversificando o máximo possível você estará trazendo o máximo de segurança para a sua carteira, você acaba pulverizando também os ganhos.
Entre uma carteira totalmente concentrada em um ativo e uma outra totalmente conservadora, existe uma centena de opções de alocações diferentes. A carteira deve estar diversificada o suficiente para mitigar a exposição aos riscos e com um bom prêmio pela exposição ao risco remanescente. Claro que a exposição ao risco varia conforme o perfil do investidor, de mais conservador a mais agressivo.
Ficou em dúvida em como realizar uma diversificação eficiente? Ou saber como de fato fazer essa diversificação dado que existem tantos produtos de investimento disponíveis.
O seu planejamento financeiro deve estar em linha com a sua carteira de investimento e com os produtos de investimento que a compõem, entre em contato conosco, temos um atendimento técnico porém humano e podemos te ajudar a otimizar os seus investimentos.