Começo o meu texto perguntando para vocês: – Quem já não entrou em contato com esse produto?
Geralmente nosso gerente bancário nos oferece esse “investimento” como uma forma de poupar e ainda participar de sorteios.
Primeiro devemos entender o que é esse produto e depois tentaremos concluir se é um bom produto para você.
Título de capitalização é na verdade uma espécie de “poupança forçada”. Durante um determinado tempo pré-definido ocorrerão débitos mensais em sua conta destinados a esse produto, o valor será acumulado e devolvido no final geralmente corrigido pela inflação. Além disso, você concorrerá a sorteios com prêmios em dinheiro, carros, casas, etc…
Ou seja, título de capitalização NÃO É INVESTIMENTO!
Investimento é deixar de utilizar um valor para, no futuro, ter seu dinheiro de volta com rentabilidade real, que justifique o tempo que não utilizou o seu dinheiro. Pense como uma compensação por não gastar hoje!
Título de capitalização é um importante produto (para o banco), pois devolve praticamente o valor acumulado sem rentabilidade, se tornando uma forma de captação muito barata para o banco e, por isso, esse produto compõe com muita força as metas do gerente.
Alguns títulos de capitalização possuem no prospecto a seguinte informação: “seu recurso será corrigido pela rentabilidade da poupança”. Isso parece uma excelente alternativa poupar forçadamente e ter ao menos a rentabilidade da poupança para o futuro. Porém é necessário se atentar aos detalhes no prospecto conforme abaixo:
No fluxo demonstrado no prospecto, 90% do primeiro aporte fica para o banco e das demais prestações, 4,1% ficam para o banco também, ou seja, você paga 4,1% de custo por mês para ter de volta uma rentabilidade de 0,5% ao mês.
Como falei, excelente produto só que para o banco!
Mas e o sorteio?
Cerca de 2% do valor poupado é destinado para sorteios e como os valores são baixos para formar o valor a ser sorteado podemos inferir um número de sorteados abaixo de 0.1%, ou seja, a chance de ser sorteado é ínfima e mesmo que seja sorteado o valor não é o suficiente para resolver a vida de ninguém.
Caso queira fazer uma “fézinha” jogue na megassena, pois você gastará muito menos e, se ganhar, resolverá sua vida de uma vez por todas!
Corra dos títulos de capitalização, pois conforme dito acima é um produto que não traz os benefícios da forma que são vendidos!
O ideal é buscar um investimento com rentabilidade mensal. Se caso você sinta a necessidade de que para poupar mensalmente o débito na sua conta deverá ocorrer de forma automática, existem algumas opções, mas para isso fale com um especialista da K1 Capital Humano para poder orientá-lo da melhor forma!
Conte conosco para poder tomar as melhores decisões de investimentos!