Ações da Magalu em baixa.

Luisa Trajano saiu da lista dos maiores bilionários do mundo segundo a Forbes

Afinal o que aconteceu com a Magalu?

Observamos nesta semana um movimento significativo de influencers financeiros voltando a falar da Magazine Luiza a famosa Magalu.

Acontece que há pouco mais de 2 anos, os jargões “Compre Magalu”, “Magalu é a nova Amazon”, “Magalu, Amazon Brasileira” ficaram entre os trending tópics dos Influencers de finanças, o que obviamente trazia muita atenção dos iniciantes na bolsa de valores em busca de enriquecimento rápido. Mas o que pudemos observar neste período foi um verdadeiro derretimento das ações dos seus incríveis 90% em valor de mercado, o que nos leva ao seguinte questionamento: Até onde vale seguir recomendações de Influencers que não são profissionais de mercado?

Ações da Magalu em queda na Bolsa de Valores
 
Deixando essa questão de lado, vamos avaliar o cenário atual da Magalu e o motivo desse alvoroço recente em torno da empresa.

Essa semana foi divulgada a lista dos maiores bilionários na Forbes, lista esta, que a empresária Luiza Trajano deixou de fazer parte. Devido a sua alta concentração patrimonial nos ativos da Magalu e com a queda do preço deste ativo na Bolsa de valores, seu patrimônio caiu abaixo da linha do bilhão.

Vamos entender o motivo das ações terem se valorizado tanto há 2 anos e o que ocorreu para essa queda colossal em um espaço tão curto de tempo

Para isso, primeiro precisamos entender o cenário em 2019 que fez o valor das varejistas saltarem. Naquele ano estávamos em um cenário de início da pandemia e taxa de juros baixa, ao mesmo passo em que o prospecto era de que as pessoas ficariam em casa consumindo de forma online. Com a taxa de juros baixa, o estímulo a tomada de empréstimos mais baratos era um segundo fator para aumentar o consumo e a Magalu estava com a infraestrutura de vendas online a todo o vapor, o que ajudou a ter um aumento significativo dessas vendas, compensando a baixa de vendas em lojas físicas.

Com a expectativa do término das restrições, o esperado era uma retomada das vendas em lojas físicas e o contínuo crescimento das vendas online através da mudança de hábito dos consumidores.

Mas apesar do fim das restrições tivemos novas variantes e novos lockdowns, que impactaram a retomada das vendas das lojas físicas.
Um fator também relevante, foi a guerra da Rússia x Ucrânia, que elevou a inflação no mundo somada aos efeitos pós pandemia.

Como consequência tivemos um aumento global das taxas de juros e um salto também na taxa de juros brasileira de 2% a.a. para 13,25% a.a, fator que desestimula o consumo, gerando impacto no resultado de todas as varejistas, inclusive da Magalu.

Vale sinalizar ainda que temos um cenário de eleições pela frente, fator que traz muitas incertezas e aversão a risco por parte dos investidores.

Magalu e a frustração no mercado

A Magalu não conseguiu entregar crescimento de vendas no último trimestre de 2021 o que frustrou o mercado, apesar da empresa ter feito aquisições de 20 empresas. Atualmente ela trabalha na integração de todo esse ecossistema tentando mostrar que a estratégia de longo prazo está desenhada e sendo bem executada.

Para dificultar ainda mais, houve uma entrada de competidores externos como Alliexpress e shopee o que ajudou a pulverizar ainda mais o mercado varejista brasileiro.

O que é importante entender em relação aos últimos números da Magalu

A Magalu atualmente está com um múltiplo superior a 15x, por isso é preciso acompanhar o próximo resultado do 2T22 para avaliar se um aumento da margem na receita atual já melhoraria esse índice. 

Lembramos que uma boa forma de avaliar se um ativo está caro ou não, é utilizar a relação Preço/Lucro que no Brasil possui uma média histórica de 15x de múltiplo, ou seja, com o lucro atual você levaria 15 anos para receber de volta o valor investido.

Acreditamos que faz mais sentido esperar por sinalizações mais concretas de mudança deste cenário antes de montar uma posição na empresa, mesmo que às custas de renunciar a parte do movimento inicial de alta, quando o humor do mercado em relação a Magalu mudar.
Logo, a nossa recomendação é aguardar a divulgação dos resultados do 2T22 para avaliar um possível gatilho de compra.