CAPITALIST – Investidores vão às compras e Bolsa atinge os 112 mil pontos

Em Nova York, o índice Dow Jones terminou com alta de 0,29%, aos 29.969 pontos e o Nasdaq com ganho de 0,23%, aos 12.377 pontos.  

Investidores reagiram a agenda econômica aqui e lá fora. Se por um lado o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil veio abaixo do esperado, o pedido de seguro desemprego nos Estados Unidos surpreendeu positivamente. Com isso, os investidores foram às compras e, ao longo do pregão o Ibovespa atingiu os 113 mil pontos, nível verificado em fevereiro, ou seja, antes do isolamento social. No final, o principal índice acionário da B3 registrou alta de 0,27%, aos 112.814 pontos. Durante o dia, o Ibovespa oscilou entre a mínima 111.873 e a máxima de 1131.377 pontos. O giro financeiro somou R$ 37,8 bilhões. No mês, o ganho subiu para 3,02% e, no ano a queda passou para 2,99%.

Nos Estados, os pedidos por seguro desemprego atingiu 712 mil na semana passada, abaixo do esperado pelos economistas. A notícia animou os investidores que esperam para amanhã a divulgação do relatório de emprego de novembro.

Aqui, embora o PIB tenha vindo abaixo do esperado pela maioria do mercado, ele foi bem recebido, pois mostra que a economia brasileira está se recuperando. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB do terceiro trimestre cresceu 7,7% (comparado ao segundo trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal, ficando abaixo do esperado pelo mercado. Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 3,9%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro, houve queda de 3,4% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2020, o PIB caiu 5,0% em relação a igual período de 2019. Nesta comparação, a Agropecuária cresceu 2,4%, enquanto a Indústria (-5,1%) e os Serviços (-5,3%) registraram queda.

Para o CEO e Planejador Financeiro na K1 Capital Humano, Vitor Noronha, o PIB do terceiro trimestre veio em linha com as expectativas, mas o saldo no ano ainda deve ser negativo, principalmente, porque o crescimento da atividade deve ser impactado pelas novas medidas de restrição para evitar a infecção por coronavirus que várias cidades do país estão adotando. “Esse trimestre foi positivo, mas para o quarto trimestre a economia deve ser novamente afetada pelas restrições e o crescimento do PIB pode não ser tão bom quanto o do terceiro trimestre”, avalia.

Para o ano, ele espera que o PIB apresente queda entre 4,5% e 5%, já para 2021, a expectativa é de expansão de 2% a 3%. No entanto, Noronha pondera que o crescimento da economia está muito atrelado a capacidade do governo de conseguir endereçar as reformas e começar o processo de privatização. “A economia está pronta para decolar novamente. Em janeiro de 2020 a economia estava num momento de franca expansão, as empresas estavam preparadas para crescer”, lembra, ressaltando que a pandemia levou todas as empresas a refazerem suas estratégias. “O setor privado está forte e sedento para voltar a crescer, o governo só precisa fazer a parte dele”, pondera.

Do lado corporativo, a Petrobras operou com forte alta ao longo do dia e encerrou o pregão com ganho de 2,59%. A ação reflete a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) de diminuir os cortes na produção do petróleo de 7,7 bilhões de barris por dia (bpd), para 7,2 bilhões bpd a partir de janeiro. Mesmo com a queda, a oferta da commodity segue limitada, o que empurrou o preço do produto no exterior para cima.

Vale encerrou com queda de 1,25%.

Os bancos terminaram em queda, a exceção foi o Banco do Brasil, com alta de 0,68%: Itaú (-0,p7%), Bradesco (-1,27%) e Santander (-1,75%).

Gol, Azul e CVC tiveram um dia de recuperação com ganhos de 8,77%, 4,96% e 8,01%, respectivamente, reagindo a notícia de que alguns países já estão pedindo autorização para o uso emergencial de vacinas para o covid-19.

Em Nova York, o índice Dow Jones terminou com alta de 0,29%, aos 29.969 pontos e o Nasdaq com ganho de 0,23%, aos 12.377 pontos.

Fonte: https://capitalist.com.br/investidores-vao-as-compras-e-bolsa-atinge-os-112-mil-pontos/